De : obm-l@mat.puc-rio.br
Para : obm-l@mat.puc-rio.br
Fecha : Fri, 1 Apr 2011 13:58:50 -0300
Asunto : Re: [obm-l] RE: [obm-l] Re: [obm-l] Problema de futebol
Para mim, o raciocinio do Julio parece correto.

Se o quinto colocado consegue mais de 6, então já não é quinto (hehe).

Sim, você usou uma versão do princípio da casa dos pombos. Acho que fica
mais fácil de explicar por contradição: se o 5o tivesse mais que 6, os 5
primeiros teriam mais que 6 cada um, então eles teriam mais de 30 pontos
juntos entre si, absurdo.
De fato, o pedaço que me fez piscar foi outro:

\"Isto corresponde a cada um ter ganho 2 jogos dos 10 disputados, o qual
é*perfeitamente possível
*.\"

Hmmm.... Ah, sim: por assim dizer, ponha os 5 times sentados numa mesa
circular, e faça cada um ganhar dos dois times imediatamente à sua direita.
Perfeitamente possível. :)

(A menos que um deles tenha vendido os direitos de TV pelo clube dos 5, mas
o outros tenha feito diretamente uma negociação octa-lateral com os outros
7... ah, problema errado.)

Abraço,
      Ralph