Não é verdade que toda matriz de determinante 1 está em SO(n):

Considere n=2 e a seguinte matriz:

2  0
0  1/2

Para mostrar que é limitado é simples, considerando a distância euclidiana
mesmo. Qual é a norma de cada linha da matriz?

A conexidade é o mais difícil. Acho que existem várias maneiras de fazer
isso, mas um jeito é achar um caminho contínuo ligando toda matriz de SO(n)
à matriz identidade. Sei que se você usar que toda matriz ortogonal pode ser
escrita da forma de vários bloquinhos 2x2 de rotação na diagonal, seguido de
+-1 (veja http://en.wikipedia.org/wiki/Orthogonal_group), dá pra conseguir
um caminho. Não sei se tem um jeito mais fácil.

--
Tiago J. Fonseca
http://legauss.blogspot.com

Responder a