2011/5/3 arkon <ar...@bol.com.br>:
> Qual o bizu?
>
> Um homem acha-se no centro de um círculo. A periferia deste círculo é
> delimitada por uma cerca, que separa o homem de um cachorro. Admitindo que o
> cachorro só pode correr ao longo da cerca,
>
> • Prove que o homem pode escapar pulando a cerca sem ser mordido pelo cão se
> as velocidades máximas possíveis de serem desenvolvidas pelo cachorro e pelo
> homem estiverem na relação 4 : 1.
Eu acho que aqui você quis dizer o contrário: enfim, eu não vejo como,
com o cachorro sendo 4 vezes mais rápido do que o homem, o sujeito
possa conseguir percorrer uma distância >= R, sendo que o cachorro vai
correr no máximo pi*R para chegar no ponto em que ele vai sair. Enfim,
isso é um raciocínio rápido demais, porque afinal de contas eu não sei
como se comporta exatamente o cachorro, mas me parece estranho.

> • Determine as relações entre as velocidades máximas do cachorro e do homem
> para as quais o homem pode escapar.
Como eu disse antes, acho que faltam muitos detalhes no problema para
se resolver (ou então você tem que considerar que é um jogo, mas de
qualquer forma é preciso um pouco mais de informação sobre como o
homem e o cachorro vão se comportar). De qualquer forma, acho que um
bom começo é ler o livro/artigo do Nicolau, Miriam & Gugu sobre o
homem e o leão http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/publ/papers/fuga.pdf

Abraços,
--
Bernardo Freitas Paulo da Costa