De: Bernardo Freitas Paulo da Costa
Enviado:  13/05/2011, 02:28
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Assunto: [obm-l] Re: [obm-l] Esta função complexa tem que ser um mapeamento
afim?

2011/5/13 Artur Steiner <artur_stei...@hotmail.com>:
> Prezados amigos
Oi Artur !

> Suponhamos que f seja uma função inteira uniformemente contínua em todo o
> plano complexo. Isto implica que f seja um mapeamento afim?
>
> Se f for inteira e Lischitz, então a resposta é sim (f' é limitada, logo
> constante por Liouville). Mas se só assumirmos continuidade uniforme (além
> de inteira), não sei.
Eu acho que a idéia é essa mesma, mais o fato que f é
"quase-Lipschitz" o suficiente para você aplicar Liouville (na
verdade, a demonstração).

Seja A = f(0), e B tal que |f(x) - f(x+y)| < 1 para |y| < B
(continuidade uniforme, eps=1, delta dado = B). Seja agora g = f - A,
e note que |g(R*B)| <= R. Daí, use as desigualdades de Cauchy para
provar que |g'(z)| <= 1/B dentro do círculo de raio R, e daí você
conclui por Liouville (ou então você usa as desigualdades para as
derivadas seguintes, também funciona).

O ponto chave dessa idéia é que você pode (graças à harmonicidade de
f) traduzir uma informação "longe" de um ponto em um controle dentro
do círculo onde esse mesmo controle vale, um tipo de princípio do
máximo / mínimo. Se g fosse apenas C-infinito, não dava para concluir
|g'(z)| <= 1/B apenas do fato que |g| <= 1 no círculo de raio B, mas
aqui sim.

Abraços,
--
Bernardo Freitas Paulo da Costa