________________________________
De: Ralph Teixeira <ralp...@gmail.com>
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Enviadas: Segunda-feira, 6 de Junho de 2011 22:57:34
Assunto: Re: [obm-l] Probleminha....

Que tal assim:

Multiplicando tudo por (x-a)(x-b)(x-c), vemos que a equacao dada **implica**:

(x-b)(x-c)+(x-a)(x-c)+(x-a)(x-b)=0

Chame o lado esquerdo de f(x). Note que f(x) eh quadratica (coeficiente de x^2
eh 3, nao eh 0, entao quadratica mesmo). Tambem:
f(a)=(a-b)(a-c)>0
f(b)=(b-a)(b-c)<0
f(c)=(c-a)(c-b)>0
Assim, f(x) tem duas raizes reais, uma em (a,b), outra em (b,c). Como f eh
quadratica, estas sao todas as raizes.

Enfim, note que a, b e c nao sao raizes de f(x). Assim, a equacao f(x)=0 eh de
fato EQUIVALENTE aa original (basta dividi-la por (x-a)(x-b)(x-c), o que eh
permitido jah que x=a, x=b e x=c nao prestam).

Abraco,
         Ralph

E ai rapaziada? Acho que não estou entendendo bem esse enunciado:

Responder a