Valeu Ralph, Mas ainda não entendi porque
dF G(w) + b(w) F G(w) = d(FG)/dw
Aliás, consegui resolver a integral desse modo :)Como acho o valor de K? seria 
o Vo ²?
[]'sJoão
Date: Sun, 10 Jul 2011 22:52:23 -0300
Subject: [obm-l] Re: [obm-l] RE: [obm-l] Re: [obm-l] Integral difícil
From: [email protected]
To: [email protected]

Oi, Joao. Certamente, ha um monte de teoria sobre Equacoes Diferenciais 
Ordinarias, um monte mesmo; ha varios tipos de EDOs que se resolvem por varios 
metodos, e um monte de EDOs que nao tem solucao ou que nao se resolve por 
integrais simples.
 Essa ai.... bom, eu nao acompanhei a discussao, mas u, R e g sao constantes? 
Se forem, voce pode: i) Trocar de funcao; ao inves de v, trabalhe com 
F(w)=(v(w))^2; entao v.dv/dw eh (1/2)(dF/dw), e a EDO em F eh mais simples que 
a EDO em v.
ii) De fato, voce fica com uma EDO linear de primeira ordem em F, que pode ser 
escrita na forma F`+b(w).F=c(w). Estas EDOs podem ser resolvidas por um metodo 
chamado FATOR INTEGRANTE, que eh:-- Multiplique os dois lados por 
G(w)=e^(Integral de b(w)).
-- Agora o lado esquerdo eh d(F.G)/dw, isto eh, ficamos com d(FG)/dw=G(w)c(w). 
-- Integrando dw, fica FG=Int(Gc)+K, ou seja, F=(Int(Gc)+K)/G Abraco,          
Ralph

2011/7/10 João Maldonado <[email protected]>






Valeu Eduardo.
Há algum geito de resolvermos a equação diferencial de um modo geral?Como tinha 
dito sou aluno do terceiro colegial não tenho nenhuma idéia de como resolver .

Aliás, teria se não existesse o uv²/R, daí passaria o dw para o outro lado e 
integraria  os 2 lados, o  primeiro em função de v e o segundo em função de 
wMas com o uv²/R, ao integrar, ficaria v²/2R =  -g(-cosw  + usenw )    -    
(u/R)  I(v².dw)
I(v².dw) =  g(cosw -usenw)R/u - v²
Como resolvo isso?  Tentei chuta as funções v até que uma desse certo, mas  não 
consegui
Date: Sun, 10 Jul 2011 09:42:09 -0700
From: [email protected]

Subject: [obm-l] Re: [obm-l] Integral difícil
To: [email protected]


O problema de sinal é delicado. Devemos tomar cuidado com a convenção do ângulo 

alpha, que agora tomo medido da base no sentido anti-horário:

-  (1/R).v.(dv)/(dw) = g.sen w + u.g.cos w + u.v^2/R ,

que se parece mais com a (sua?) versão do jaumzaum indicada no link doSammyS.


Digo "parece" pois há a diferença, p.ex., do sinal negativo no primeiro membro.

Curioso que para u = 0,5 pode-se resolver facilmente a eq. dif. mas dá um 
problemão para alfa = 0 ...



--- Em sex, 8/7/11, João Maldonado <[email protected]> escreveu:


De: João Maldonado <[email protected]>
Assunto: [obm-l] Integral difícil

Para: [email protected]
Data: Sexta-feira, 8
 de Julho de 2011, 21:55






Boa Tarde a todos

Recentemente postei uma integral que não consegui resolver no fórum  
PHYSICSFORUMS mas não obtive nenhuma resposta satisfatória.O problema a seguir 
é uma preparação para a IPhO, embora só a parte matemática interesse

http://www.physicsforums.com/showthread.php?t=512186

Reduzi o problema
 a equação encontrada no link acima, queria achar a função de velocidade em 
função da distância, S.                                                         
                                                                                
                      
 
                                          

                                          

Responder a