Correto, mas para ser chato, eu diria que i^i eh indeterminado e pode
assumir varios valores distintos, dependendo da sua definicao de
exponenciacao nos complexos.

Ilustrando o que eu disse: i=e^(i pi/2 + 2k.i.pi) onde k eh um inteiro
qualquer. Agora, fazendo o que o Victor fez, vem:

i^i = (e^(i pi/2 + 2.k.pi.i))^i = e^(-pi/2).e^(-2.k.pi)

o que assume varios valores **reais distintos** dependendo do k que voce
escolhe (k=0 dah a resposta mais usual).

(Para o pessoal pensar: existe alguma situacao em que a conta z^y NAO da
este tipo de problema? Em outras palavras, quais sao as condicoes em z e y
complexos para que z^y tenha claramente um valor unico?)

Abraco,
          Ralph

Responder a