2011/9/13 Johann Dirichlet <peterdirich...@gmail.com>:
> Procure no Google por permutaçAo caótica ou desarranjo.
E por mais que tenha "caótica" no nome, isso não tem nada a ver com
"teoria do caos"... Enfim, não desse jeito.

Eu gostaria de poder citar a Wikipédia em português, mas infelizmente
não há http://en.wikipedia.org/wiki/Chaos_theory#Chaotic_dynamics que
é o fundamento (matemático) do que (os matemáticos) chamam de teoria
do caos. Uma das coisas fundamentais é, portanto, a dinâmica, ou seja,
a evolução de um sistema. O que você mostrou foi uma questão
"estática": "quantas são as permutações tais que ...". E o simples
fato de "todo mundo sair do lugar" é uma condição estática também, não
possui o aspecto de "sensibilidade" nem de "órbita densa".

Uma idéia para ficar mais "dinâmico" seria
- ou considerar que você começa em uma posição qualquer e realiza
sempre a mesma permutação, e você quer saber quais permutações levam a
uma situação de "todos fora do lugar" antes de voltar à situação
original
- considerar que você tem permutações aleatórias, e estudar a
distribuição da probabilidade de ter "exatamente n no mesmo lugar que
no estágio inicial" após k permutações aleatórias aplicadas, e ver se
essa probabilidade converge de alguma forma... Mas note que se
convergir para uma probabilidade 1 em "todos fora do lugar", isso é
tudo *menos* caótico !! (Mas eu acho que vai dar *sim* um treco
caótico) Um exemplo "mais caótico, e  muito legal é que bastam 7
"embaralhamentos aleatórios" num baralho de 52 cartas para que a
chance de se obter uma permutação qualquer seja praticamente igual
para todas as permutações!
http://www.math.hmc.edu/funfacts/ffiles/20002.4-6.shtml Note que aqui
a probabilidade de "voltar ao mesmo lugar" é ~ 1/52!, que é pequena,
mas é quase sempre a mesma se você aumentar o número de cortes,
portanto, não há o "tende a 1", mesmo que por muito pouco, e isso
mostra como tudo isso é bem sutil.

Abraços,
--
Bernardo Freitas Paulo da Costa