From: joao_maldona...@hotmail.com
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Subject: [obm-l] FW: [obm-l] Equações polinomiais
Date: Fri, 23 Sep 2011 19:47:08 -0300

Mais  uam vez acho que existe uma maneira  mais bonita de resolver

y=x^4 - 5x^3 - 4x^2 - 7x +  4 = 0

y' =   4x³  - 15x² -8x - 7
Se y' = 0  temos os pontos  de máximo e  mínimo momentaneo  de y

y''  =  12x²  -  30x  - 8
y'' = 0  temos os  pontos de máximo, mínimo de y'
6x²-15x  -4=0
x ~ 1/12 (15 - Sqrt[321])  e 1/12 (15 + Sqrt[321])

Analisando  y'  temos que    ao substituir     [a primeira raiz,   y<0,  logo
y' só  tem uma raiz

sendo  assim  y só tem um ponto mínimo,  que é positivo

Como
x=3,  y<0
x=0, y>0

e x=10, y>0

temos  que todas as  2 raízes reais  são positivas

[]'s
João