Boa noite!

Obrigado pela ajuda com os problemas anteriores! Tenho um outro para ser
debatido.

Problema 175
Determine a soma dos senos dos ângulos de um triângulo de semiperímetro p e
raio da circunferência inscrita r.

Eu tentei o seguinte raciocínio, que acabou por não me levar muito longe:

S = (1/2)ab sen C = (1/2) bc sen A = (1/2) ac sen B

Isolei os senos em cada uma das equacoes anteriores, de forma que sen A + sen B
+ sen C = (2S/ab) + (2S/bc) + (2S/ac)
Mas (2S/ab) + (2S/bc) + (2S/ac) = 2S (a+b+c)/abc

Usando S = pr, e a + b + c = 2p, obtive

sen A + sen B + sen C = 2pr*2p/abc = 4(p^2)r/abc

Porém, a partir daí, não consegui um modo prático de substituir o produto abc
por uma expressão envolvendo p e r apenas.

Alguém pode me ajudar?

Muito obrigado!

Responder a