2011/11/23 Fabio Silva <cacar...@yahoo.com>

> Meu aluno me pegou...
>
> "Quantas são as soluções inteiras não negativas para: 25x + 10y + 5z + w = 37"
>
> Saí no braço contando cada quadra de resultados e achei 24.
>
> Mas, como pensar sem ter que contar as soluções uma  uma?
Bom, a primeira coisa a fazer é olhar as divisibilidades. Daí, w = 2
mod 5 (porque o resto é divisível por 5) e daí você tem que resolver
5x + 2y + z = (37 - w)/5. Para cada valor de w, isso dá uma equação
com 3 variáveis.

Bom, daí você vai "no braço", mas dá pra montar um esqueminha
recursivo (que evita "contar tudo", mesmo se no fim das contas é o que
você vai acabar fazendo) onde as variáveis "vão entrando" conforme o
lado direito aumenta.

(37 - w)/5 pode ser 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1, 0.

Se for 0, tem uma solução apenas(z = 0).
Se for 1, idem (z = 1).
Se for 2, tem duas soluções (2y + z = 2, tem y=1, z=0 ou z=2)
Se for 3, idem (aumente z de um em cada uma).
Se for 4, tem 3 soluções.
Se for 5, "idem" + 1 solução x = 1 => 4 soluções
Se for 6, tem 4 soluções com x=0, mais uma solução com x=1.
Se for 7, "idem" para x=0, e dessa vez tem duas soluções com x=1
(repare que isso é igual à 2y + z = 2, e é assim que funciona a
recorrência).

1+1+2+2+3+(3+1)+(4+1)+(4+2)=24

Uma outra idéia (que eu acho que dá mais trabalho, para números
pequenos como o seu, mas que é mais geral) é montar uma recorrência
polinomial dependendo da congruência do lado direito módulo o mmc dos
fatores :
http://math.stackexchange.com/questions/30638/count-the-number-of-positive-solutions-for-a-linear-diophantine-equation

> Obrigado
>
> Fabio MS