Vou supor que o triangulo ABC de area maxima existe (o que eh bem razoavel,
e eh verdade, mas nao eh obvio usando soh geometria).

Entao seja ABC esse triangulo de area maxima. Fixe o lado BC e pense nas
possiveis posicoes de A. Como o triangulo ABC tem area maxima, entao A eh o
ponto da circunferencia C1 mais "longe" de BC que voce puder arrumar. Em
outras palavras, a tangente a C1 por A eh paralela a BC. Ou seja, a reta OA
(que eh perpendicular aaquela tangente) eh perpendicular a BC.

Em suma, AO eh (um pedaco da) altura do triangulo ABC.

Analogamente, BO e CO sao perpendiculares aos lados AC e AB. Entao O eh o
ortocentro de ABC.

(O que a gente provou eh que O ser ortocentro eh condicao NECESSARIA para
este triangulo ABC de area maxima, que me parece ser o que a questao
queria.)

Abraco,
      Ralph

Responder a