Marcone,

A primeira questão é um caso particular do teorema que justifica a existência e equivalência dos sistemas de numeração posicionais. O caso das potências de 2 forma o sistema binário. Quando são potências de 10 temos o sistema decimal (embora, se usarmos o algarismo 1 para representar a quantidade unitária e o algarismo 0 para representar a quantidade nula, a representação do valor da base em qualquer sistema de numeração posicional será feita pela sequência de dígitos 10). O enunciado genérico é:

Qualquer número natural /X/ pode ser representado, de forma única, como um polinômio de potências de um número natural /b/ > 1 tal que:

/X /= /x_n /./b/^/n/ + /x_n /_-1 ./b/^/n/-1 + ... + /x/_1 ./b/ + /x/_0

com todos os coeficientes tais que 0 <= /x_i / < /b/.

Você prova a existência sabendo que, se /q/ e /r/ são, respectivamente, o quociente e o resto da divisão inteira de X por b, então:

/X/ = /q/./b/ + /r/

Continue dividindo os quocientes obtidos na divisão até que o último quociente seja menor que b, então substitua de volta cada resultado no anterior. Para a prova da unicidade assuma a existência de outro polinômio /P'/ e mostre que /se X/ = /P/ e /X/ = /P'/ então necessariamente /P/ = /P'/.

Quando /b/ = 2 só são admitidos os valores 0 e 1 para os coeficientes. Então o polinômio torna-se uma soma de potências de 2.

[ ]'s

*J. R. Smolka*
/
Em 06/05/2012 10:38, marcone augusto araújo borges escreveu:/
1) Prove q todo numero natural pode ser representado como uma soma de diversas potencias de base 2

2) Prove q qualquer numero natural pode ser representado como a soma de diversos numeros de Fibonacci
diferentes

Como resolver as questões acima?

Responder a