2012/5/19 João Maldonado <joao_maldona...@hotmail.com>:
> Cara, se voce traduzir isso que voce quis dizer ai a gente ate pode te
> ajudar
Acho que o problema vem justamente de traduzir. Se eu não me engano, o
drechum deve ter usado um tradutor automático para português, e por
isso que o haver foi conjugado no plural em vez de continuar no
singular como manda a nossa gramática.

Drechum: você é Cubano como sugere o seu e-mail? Eu suspeito que você
esteja usando uma tradução inglês -> português, talvez seja muito mais
simples usar uma tradução espanhol -> português, ou (melhor ainda)
tentar escrever diretamente em português, que é muito, muito, muito
próximo do espanhol.

> From: drec...@prodind.gecpri.co.cu
> To: obm-l@mat.puc-rio.br
> Subject: [obm-l] Eu preciso de ajuda com este problema
> Date: Sun, 20 May 2012 10:19:45 -0400
>
> Em uma reunião há 12 pessoas. É conhecido que para cada duas pessoas A e B
> da reunião é (pelo menos) outra pessoa C da reunião da que é o amigo A e de
> B. Determinar o número mínimo até mesmo de de amigos que hão na reunião.
> Cada pessoa pode integrar vários pares. Se X é então o amigo de Y que Y é o
> amigo de X

Se eu entendi o que quer dizer "o ńumero mínimo de amigos" (mas
confesso que não é claro), isso talvez queira dizer "o ńumero mínimo
de arestas do grafo de amizade". Se a amizade é simétrica (como você
disse) mas não transitiva, eu acho que o mínimo de arestas é 11 + 6,
construído da seguinte forma:

Escolha uma pessoa (o anfitrião) que conhece todo mundo, e que todo
mundo conhece. Em seguida, divida os 11 restantes em 5 pares e uma
pessoa isolada. As pessoas de cada par, além de conhecerem o
anfitrião, se conhecem. Enfim, a pessoa isolada conhece alguém de
outro grupo.

Mas tem que provar que essa é a solução ótima...

Abraços,
--
Bernardo Freitas Paulo da Costa