-----Mensagem Original-----
De: "Claudio Buffara" <claudio.buff...@terra.com.br>
Para: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Enviada em: sábado, 6 de março de 2004 01:42
Assunto: Re: [obm-l] conjectura sobre colinearidade

Typo: A,a+b,a+c  e  A,a-b,a-c.

> [...]
>
> Interseccao de PP' e QQ' ==> existem x e y reais tais que:
> R = PQ + x*QQ' = y*PP' ==>
> bu - cv + x*((m-b)u + cv) = y*(bu + (m-c)v) ==>
> (b + (m-b)x - by)u + (-c + cx - (m-c)y)v = 0
>
> Como o triangulo APQ eh nao degenerado, u e v sao L.I.
> Assim:
> (m-b)x - by = -b
> cx - (m-c)y = c
>
> Resolvendo este sistema, obtemos:
> x = b/(b+c-m)  e  y = c/(b+c-m)
>
> O ponto de interseccao serah:
> R = y*PP' = c(bu + (m-c)v)/(b+c-m)
>
> dR/dm = bc(u + v)/(b+c-m) = multiplo de um
> vetor constante (u + v) ==> ao se variar m,

Tudo muito bem. Hoje sei (ver a mensagem de 08/03/04)
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.200403/msg00294.html
que a conjectura é verdadeira usando feixes anarmônicos,
razões anarmônicas (cross-ratios), raios homólogos
e feixes perspectivos.
Tudo isso é geometria projetiva com uma abordagem cearense.

A reta suporte dos pontos R (interseção de raios homólogos)
é o eixo da perspectiva.
Ou da homologia. E o vértice A, o centro da homologia.

Acompanhei a demonstração do Buffara e acho que tá
tudo ok. Ou quase.

Empaquei aqui.

> O ponto de interseccao serah:
> R = y*PP' = c(bu + (m-c)v)/(b+c-m)
Ok. Então R=f(m), como esperado.

> dR/dm = bc(u + v)/(b+c-m) = multiplo de um
> vetor constante (u + v) ==> ao se variar m,
> R percorre uma linha reta ==> CQD
Não seria dR/dm = bc(u + v)/(b+c-m)^2 ??

E como R percorre uma linha reta?

dR/dm = k(u+v) múltiplo de um vetor constante
(u+v). Onde k=bc/(b+c-m)^2.

Para R percorrer uma reta, k não teria que ser
independente de m também???

Gostaria de comentários, correção, confirmação
sobre o final da mensagem do Buffara.

Obrigado.

Luís

Responder a