Eu penso assim: as seguintes frases sao equivalentes entre si:

"Se p, entao q"
"q, se p"
"p, somente se q"
"p implica q"
"p eh suficiente para q"
"q eh necessario para p"

Entao, eh claro, tambem sao equivalentes as seguintes frases:
"Se q, entao p"
"p, se q"
"q, somente se p"
"q implica p"
"q eh suficiente para p"
"p eh necessario para q"

Entao, para mim, eh dificil fazer a distincao que voce quer (de qual eh a
afirmacao imediata, e qual vem depois). Para mim, sao imediatemente
equivalentes:
"p, se e somente se q"
"q, se e somente se p"
"p eh necessario e suficiente para q"