Olá Jeferson! Esqueci de citar que a solução encontra-se no índice temático
"Falsificação da Sorte". Eu, particularmente acho mais didático o seguinte
raciocínio...Digamos que a chance de resultar coroa seja 70% contra 30%. Basta
que em lugar de apostarmos cara ou coroa em um lançamento, combinemos que se
vai lançar a moeda duas vezes e que cada um dos apostadores escolherá ou cara,
coroa (C,K), nessa ordem, ou coroa, cara (K,C). Ou seja, ambos apostam em
chances iguais. Mas, se aposta fosse duas coroas contra duas caras qual seria o
percentual da vitória?

Apesar do assunto "aparentemente patético" e das excessivas discussões, ainda
acho um campo bastante fértil, pois uma moeda viciada ajuda, por exemplo,  a
ilustrar melhor a abordagem clássica entre risco/retorno. Suponha que um
investidor dispõe de uma moeda com 80% de chance de "dar cara". Animado com a
possibilidade de ganhar dinheiro ele resolve apostar 100% da sua rigueza com
outra pessoa que não saiba que a moeda é viciada. Apesar do bom retorno
esperado de 60%, Pasmem! o investidor tem 99% de chance de perder tudo ao final
de 20 lançamentos e apenas um pouco mais de 1% de chance de ganhar 100% por
lançamento...Cruel, não!

Abraços!

Responder a