Olimpíada Brasileira de Matemática divulga resultados da 34ª edição

*A competição reuniu este ano mais de 200 mil jovens estudantes e seus professores. Os vencedores concorrem a vagas para representar o país em competições internacionais*

A 34ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) já tem seus vencedores. A relação dos estudantes premiados em 2012 pode ser consultada a partir de hoje (18/12) no site oficial do evento (www.obm.org.br).

A competição, realizada em três fases, contou este ano com a participação de mais de 3,5 mil escolas da rede pública e privada de ensino e 155 instituições de ensino superior, o que implicou na participação efetiva de mais de 200 mil jovens estudantes e seus professores. Os alunos premiados receberão suas medalhas e certificados em janeiro próximo, além de serem convidados para participar do processo de seleção para formar as equipes que representarão o Brasil nas diversas competições internacionais de matemática.

No que se refere à participação brasileira em eventos internacionais, os resultados alcançados pelas equipes são excelentes: Na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), realizada na Argentina, foram conquistadas uma medalha de ouro, uma de prata e três de bronze, além da aprovação para sediar o evento em 2017. Na Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários (IMC), realizada na Bulgária, os estudantes brasileiros conquistaram um total de quinze medalhas, sendo quatro de ouro, duas de prata e nove de bronze.

Entre outros destaques, os brasileiros conquistaram novamente o primeiro lugar geral na Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, realizada na cidade de Salvador (BA), com duas medalhas de ouro e duas de prata. Na Olimpíada do Cone Sul, no Peru, foram quatro medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e uma de bronze, na Olimpíada Ibero-americana de Matemática, na Bolívia, foram duas medalhas de ouro e duas de prata, ficando mais uma vez na primeira posição entre os países participantes e na Competição Ibero-americana Interuniversitária de Matemática (CIIM), realizada no México, o Brasil conquistou quatro medalhas de ouro, fato inédito na competição.

Com estes resultados o Brasil vem conquistando cada vez mais destaque no cenário internacional olímpico como resultado do alto desempenho alcançado pelos estudantes que são selecionadas a partir da competição nacional.

A OBM, competição realizada desde 1979, visa estimular o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria do ensino no país, identificar talentos entre os participantes e selecionar as equipes que representam o Brasil nas competições internacionais de Matemática. A competição é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat).

Cordialmente,

Secretaria da OBM

--
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA)
Secretaria da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM)
Estrada Dona Castorina, 110 Jd. Botânico,
Rio de Janeiro - RJ, 22460-320, Brasil
Tel: 55-21-25295077 Fax:55-21-25295023
e-mail: o...@impa.br
web site: www.obm.org.br

Responder a