Ola' pessoal,
considerando apenas as duas avós de cada aluno (o problema esta' mal
escrito), podemos dizer o seguinte:

Suponhamos que algum aluno tenha as avós Maria e Nair.

Entao, qualquer aluno se encontra em um dos grupos A, B ou C , tal que :

- grupo A: Maria e Nair sejam as avós do aluno.
- grupo B: apenas Maria seja uma das avós do aluno.
- grupo C: apenas Nair seja uma das avós do aluno.

Mas os alunos dos grupos B e C precisam ter alguma avo' em comum.
Portanto, existe uma avo' Odete, por exemplo, comum aos alunos dos grupos B
e C.

Dessa forma, Maria, Nair e Odete sao as unicas entre as 40 avós dos 20
alunos.

Portanto, alguma delas tem que ser avo' de, pelo menos, 14 alunos.

[]'s
Rogerio Ponce