2013/4/19 Thelio Gama <teliog...@gmail.com>:
> Prezados professores,
>
> tentei mas não consegui resolver  a equação anexa. Parecia-me uma matriz de
> Wandermonde, mas não consegui. Poderiam me ajudar?

Eu aposto que é um erro tipográfico. Mas, se não for, use eliminação
"de baixo pra cima", como se fosse Vandermonde (ou seja, subtraia a
linha 3 na linha 4, depois a linha 2 na linha 3, depois a linha 1 na
linha 2), obtendo assim três zeros na última coluna, e daí basta
calcular o determinante da matriz que sobrar. Vai dar um polinômio, um
monte de fatorações igual ao que acontece no Vandermonde vai aparecer,
mas no fim resta um polinômio (k^3 - k - 1) feioso...

--
Bernardo Freitas Paulo da Costa