2013/4/22 Fernando Villar <villarferna...@gmail.com>:
> Isso surgiu de uma discussão sobre a expressão "números irracionais são
> aqueles que não podem ser escritos como a razão de números inteiros". Houve
> um questionamento de que tal definição incluiria os complexos como
> irracionais.
> Daí surgiu a dúvida se na expressão "números complexos" haveria ou não uma
> apropriação indevida do termo "números".
Não! Enfim, para mim, absolutamente, não. O problema é a sua definição
de "números irracionais". Com a sua definição, sim, "i" é irracional.
Mas eu sugiro uma outra: um número irracional é um número real que não
é razão de dois números inteiros.

Sendo beeeeeeeeeem honesto: definições negativas são um porre ;-). O
importante é o conceito de "racional". O "irracional" é o resto, e "o
resto" é sempre mal-definido. Um quatérnion é um número? E uma oitava
(de Cayley)? O mais importante (para os seus alunos) é eles entenderem
que a questão "1 + 3i é irracional" é simplesmente "fora de
propósito". É uma simples questão de gosto, e nada (insisto, nada) na
matemática será avançado com uma resposta a essa questão, porque ela
não dá mais entendimento sobre os números complexos, ou reais, ou
racionais, ou sobre o 1 + 3i em particular. Por outro lado, os seus
alunos terem a maturidade de considerar a questão, estudar o sentido
da mesma, e em seguida descartá-la como inapropriada, isso sim, os
terá feito entender o sentido da matemática: algumas definições são
cruciais, outras mera convenção (com "0 é natural") e outras resíduos
históricos. Compreendê-las como tais, e reconhecer que por conta disso
algumas questões não são "epistemologicamente apropriadas", é um
GRANDE passo.

Abraços,
--
Bernardo Freitas Paulo da Costa