  From: Marcelo de Moura Costa
  To: obm-l@mat.puc-rio.br
  Sent: Tuesday, June 11, 2013 5:57 AM
  Subject: [obm-l] Ajuda

  Já tentei resolver este problema de várias maneiras mas não acho a resposta,
acredito que estou "vacilando" na interpretação. Agradeceria muito a ajuda.

  Guilherme tem bolinhas de gude guardadas em dois pacotes, que contêm o mesmo
número desse produto. Elas têm quatro cores diferentes, sendo que, em um dos
pacotes, há bolinhas vermelhas, brancas, pretas e verdes, em quantidades
iguais, e, no outro, há somente bolinhas vermelhas, brancas e pretas, também em
quantidades iguais. Como Guilherme está começando a aprender os conceitos
básicos de fração, seu pai resolveu usar as bolinhas de gude para testá-lo.
Assim, o desenho que representa o número de bolinhas vermelhas e verdes que
Guilherme possui, em relação ao total, é:

  a) 5/6

  b) 7/12

  c) 4/6

  d) 5/12