Um livro específico sobre equações diferenciais eu no momento não tenho. Mas
vou ver se acho uma boa referência.

No caso, conforme o Jones citou, é uma equação de variáveis separáveis, o que
torna tudo muito simples (desde que possamos achar em forma fechada a primitiva
da função dada). Temos que

2y dy = 2x + x cos(x) dx

Integrando os dos membros, o que aqui é fácil (a integral de x cos(x) sai
facilmente por partes), chegamos a

y^2 = x^2 + cos(x) + x sin(x) + C

y = raiz(x^2 + cos(x) + x sin(x) + C) ou y = -raiz(x^2 + cos(x) + x sin(x) + C)

A solução do Jones é o caso C = 0

Artur Costa Steiner