Tente usar alguma espécie de técnica de backtracking. Isso em princípio
tornaria a análise mais limpa pelo menos XD.

E minha teoria da permutação cíclica falhou... :(

Outra coisa seria conferir se todas as matrizes satisfazem estas condições
para a 'borda perfeita'. Eu não duvido disso, mas é necessário formalizar -
algo como criar classes de matrizes...

神が祝福

Torres