Oi Ricardo,

Por um ponto P da hiperbole, determine suas projecoes P' e P''
sobre os eixos principal e secundario, respectivamente.
O circulo de centro O (centro da hiperbole) e raio
OP' intercepta a perpendicular ao eixo pricipal pelo ponto A'
(vertice do ramo que contem P) no ponto K.
O prolongamento da reta OK determina o ponto J na reta que determina a
projecao de P no eixo secundario (paralela ao eixo principal por P).
A distancia JP'' eh a medida do semieixo secundario.
Curso de desenho, C Marmo, vol. 4 (conicas).

Justificativa
Sejam x e y as coordenadas do ponto P.
Da semelhanca dos triangulos OA'K e  JP''O,
a:A'K = JP'':y. Alem disto, A'K = sqrt(x^2 - a^2), de modo
que a^2:(x^2 - a^2) = JP''^2:y^2, ou seja
x^2/a^2 - y^2/JP''^2 = 1, de modo que JP'' = b.

Abraco,
Sergio