Bom dia!

an = a1 + (n-1)*r
1990= a1 + 4*r
Como todos números são inteiros, pelo fechamento da adição em Z, r  também
é inteiro.

Então tem que escolher a1 tal que 4 divide (1990-a1). e a1 ǂ 1990 (pois
seria um P.A estacionária e só teria um elemento o conjunto, são cinco
solicitaodos no enunciado.

Agora é descobrir qual a lei de formação dos possíveis a1 e contá-los.

Saudações,
PJMS