Acho que a culpa dessa expressao eh minha -- eu tenho essa mania de chamar
funcoes afins de "lineares", vem do ingles (linear functions).

"Linear em cada entrada" quer dizer o seguinte: se voce fixar todas as
entradas exceto uma, digamos, a_11=x, a funcao determinante seria f(x)=ax+b
onde a e b dependem apenas das outras 8 entradas... Entao, fixadas as
outras 8 entradas, a funcao f(x) serah maximizada em x=0 ou x=9 (bom, pode
ser que a=0, entao qualquer valor de x daria no mesmo, mas voce nao perde
nada em supor x=0 ou x=9). Entao nao eh que x TEM que ser 0 ou 9, eh que
voce PODE supor x=0 ou x=9 para maximizar a funcao. Como isso vale para
cada uma das 9 entradas...

Melhorou?

Abraco, Ralph.

P.S.: Ou talvez, pense por contradicao: se det(A) fosse maximizado com
alguma entrada NAO sendo 0 ou 9, voce poderia trocar esta entrada para 0 ou
9 e isto aumentaria (ou manteria) o valor do determinante, Entao HA uma
escolha maximizante apenas com 0 ou 9.