Em 21 de agosto de 2016 00:59, Henrique N. Lengler
<henriquel...@openmailbox.org> escreveu:
> [...]
> Analítica" de Dorival A. de Mello e Renate Watanabe.
>
> Encontrei uma questão simples, mas que me deixou de cabelo em pé. Eu consegui
> resolver, mas de uma maneira meio feia.
>
> A questão é: *.Obs: Todas as duplas de letras são vetores.
>

> --
> Em um triângulo ABC, o ponto M é tal que 3 BM = 5 MC. Escreva o vetor AM em
> função dos vetores AB e AC.
> --
>
> Alguém poderia me mostrar como resolveu?
> A parte que me encomoda é a de descobrir qual número multiplicar o lado BC

A ideia de porcentagens é boa. Só lembrar que você pode considerar A
como sendo a origem do sistema de coordenadas (afinal o resultado é
invariante por translações), e concentrar-se apenas em B,.M, e C.
Pense em M como sendo uma média ponderada entre B e C. Com isso, temos
3(M-B)=5(C-M), o que nos dará M=(3B+5C)/(3+5).

Instantâneo!