Oi, Israel.

No livro "Analise Real, Volume 1" do nosso saudoso Elon (  :(   ), tem na
Seção 9.2 (Funções Convexas e Concavas) uma discussão bem cuidadosa sobre
isso. Depois de definir "convexidade" via aquela desigualdade, ele prova 3
teoremas; o primeiro não supõe nada adicional sobre f, o segundo supõe f
derivável, e apenas o 3o supõe a existência da segunda derivada. São eles:

(Em todos eles, I eh um INTERVALO da reta real; int I eh o INTERIOR de I,
no sentido topológico)

1) Se f é convexa em I e c∈ int I então existem as derivadas laterais
f₊′(c) e f₋′(c); em particular, f é contínua em int I.

2) Seja f:I→R derivável. São equivalentes:
i) f é convexa;
ii) f′ é não-decrescente;
iii) f(x)≥f(a)+f′(a)(x-a) para quaisquer x,a∈I.

3) Seja f:I→R duas vezes derivável. Então f é convexa se, e somente se,
f′′(x)>=0 em I.

Da uma olhada la, o livro eh bem legal.

Abraco, Ralph.