Sim! Logicamente, P->Q eh exatamente a mesma coisa que ~Q->~P, pode trocar
uma pela outra sem pestanejar. Como voce estah trocando algo por outra
coisa EQUIVALENTE, nao precisa fazer nenhum outro ajuste.

Entao, se a frase eh,

"Para todo x real, existe um y inteiro tal que para todo z par existe um w
primo tal que P(x,y,z,w)->Q(x,y,z,w)"

Voce se concentra no pedacinho final, e faz troca a frase pela equivalente,
e nao precisa trocar mais nada!

"Para todo x real, existe um y inteiro tal que para todo z par existe um w
primo tal que ~Q(x,y,z,w)->~P(x,y,z,w)."

Ok, para ser super exato -  eu supus que sua frase era "Para todo x<>0,
(P(x)->Q(x))", com parenteses ali na implicacao, e o "para todo x<>0" por
fora, como eh o usual com essas implicacoes. Supus isso porque tinha "x"
dos dois lados (em P e em Q), entao me deu a impressao que o x era comum ao
P e ao Q, e portanto estava "do lado de fora" dos parenteses. Entao, sim,
sua frase eh o mesmo que "Para todo x<>0, (~Q(x)->~P(x))".

Por que essa chatice final? Bom, em casos raros voce pode fazer frases do
tipo:
"(Para todo x, R(x)) -> (Existe y tal que S(y))"
Note, com variaveis cujo escopo estah DENTRO da hipotese, ou DENTRO da tese
-- e por isso mesmo eh de bom gosto (mas nao estritamente necessario)
colocar letras diferentes dentro de cada lado... Se fosse isso, entao P
seria "para todo x, R(x)", e Q seria "existe y tal que S(y)".... Entao a
frase equivalente continuaria sendo ~Q->~P, que agora seria:
"~(Existe y tal que S(y)) -> ~(Para todo x, R(x))"
ou em outras palavras
"(Para todo y, ~S(y)) -> (Existe x tal que ~R(x))"
mas, sinceramente, acho que estou enrolando aa toa, este tipo de implicacao
eh meio raro, aposto que nao era isso que voce estava falando.

Abraco, Ralph.