Este problema sai formalmente usando a Regra de Bayes.... Mas eu sempre
achei que, quando o problema eh pequeno, fica muito mais facil de entender
o que estah havendo e resolver varios itens usando usando uma tabela.

(Obs.: antes que alguem critique: minha tabela NAO reflete o que VAI
acontecer quando jogarmos x jogos; eh apenas uma tabela CUJAS PROPORCOES
sao identicas aas probabilidades, e que portanto pode ser usada para
calcular qualquer probabilidade condicional.)

Para economizar bits, vou denotar alguns eventos assim:

P1: evento "o adversario veio do grupo 1 {A,B,C,D}"
P2: evento "o adversario veio do grupo 2 {E,F}"
P3: evento "o adversario foi G"
JV: J vence seu jogo
JP: J perde seu jogo

Entao, vou supor 700 jogos no total e usar que 4/7 deste vao para P1, 2/7
para P2 e 1/7 para P3 (suponho que "selecionado aleatoriamente" signifique
"uniformemente"):

///  P1   P2   P3   Tot
JV
JP
Tot 400 200 100 700

(Obs.2: 700 eh um numero arbitrario para as contas ficarem redondas; use
qualquer outra coisa se desejar, nao importa, pois vamos fazer apenas
proporcoes mesmo.)

Agora vamos usar as condicionais dadas: Pr(JV|P1)=0,6, por exemplo. Isto
significa que, daqueles 400 jogos em que o adversario vem de P1, J vence
0,6*400=240 deles. Analogamente, Pr(JV|P2)=0,45 e Pr(JV|P3)=0,25. Assim,
completo a tabela:

///  P1    P2     P3   Tot
JV 240   90     25  355
JP 160  110    75  345
Tot 400  200  100 700

Agora eh muito facil responder QUALQUER coisa. Vejamos:

a) Queremos Pr(JV). Temos da tabela Pr(JV)=355/700
b) Queremos Pr(P2|JV), ou quase isso. Bom, SABENDO que J venceu, estamos na
linha 1, estamos nos restringindo a algum daqueles 355 jogos. Neste caso, a
probabilidade do jogador ter vindo do grupo 2 seria:
Pr(P2 | JV) = 90/355
Entao a resposta eh 45/355 (pois ha 2 jogadores no grupo 2, igualmente
provaveis)

Abraco, Ralph.