Caros participantes da lista obm-l.

Tenho seguido esta lista lendo as mensagens de fora há algum tempo e fiquei
cismada com duas mensagens que o participante Claudio Buffara enviou em 23
de março ( https://www.mail-archive.com/obm-l@mat.puc-rio.br/msg55232.html
) e 25 de março (
https://www.mail-archive.com/obm-l@mat.puc-rio.br/msg55196.html), a
respeito do ensino de matemática e decidi participar.

Dessa forma, tenho as seguintes perguntas pra ele:

1) O Sr. diz que produtos notáveis e fatorações são "notoriamente mal
ensinados". O Sr. tem alguma sugestão de como ensinar melhor estes tópicos?

2) O Sr. não acha um pouco arrogante fazer uma afirmação como esta, já que
o Sr. tem um talento claramente acima da média em matemática e pertence à
elite dos "olímpicos"?

3) O Sr. não acha que o exibicionismo com estes problemas dificílimos acaba
por alienar os alunos normais?

4) Qual a aplicabilidade na vida real de problemas de olimpíadas de
matemática?

Sds