Em 18 de abril de 2018 07:47, Claudio Buffara
<claudio.buff...@gmail.com> escreveu:
> Agora, uma pergunta:
>
> E se fossemos fazer uma lista de todos os racionais (dízimas periódicas)
> entre 0 e 1 (por exemplo, escolhendo, quando houver ambiguidade, a versão
> que termina por 9999...)?
> Neste caso, o método da diagonal deveria falhar, certo, já que Q inter (0,1)
> é enumerável?

Sim.

> Mas, de cara, me parece possível escolher, para todo i em N, um algarismo
> b(i) diferente de a(i,i) (= i-ésimo algarismo do número na i-ésima linha da
> lista).
> Como pode?

O número gerado por este método de diagonal não pode ser racional.

Bem, a demonstração é a mesma: se este número fosse racional, ele
apareceria em algum momento, o que é impossível dado que ele nunca
será igual a nenhum dos números. Esta é a resposta do seu "deveria
falhar".