Eu só tratei do caso em que CD é paralelo a AB.
Chame a medida do ângulo PAB (= PCB) de t (de modo que QCO mede 2t, onde O
= ponto médio de AB = centro do círculo).
Então, se não errei na álgebra ou na trigonometria, a área de PDC é igual a:
Area(t) = r^2*(sen(t) - 2*sen^3(t)), onde t varia entre 0 e pi/4.
Derivando Area(t) em relação a t e igualando a zero, achei sen(t) =
1/raiz(6).
Substituindo este valor de t, achei que Area(1/raiz(6)) = r^2*raiz(6)/9.

O que eu não provei, mas que parece ser verdade, é que, dentre todos os
segmentos CD com um dado comprimento, o que produz o triângulo PCD de maior
área é justamente aquele que é paralelo ao diâmetro AB.

[]s,
Claudio.