Boa tarde!

Embora seja bastante óbvio. Só me apercebi agora.
Para o caso b, quando nós chegamos ao pior caso com n testes, sem
resultado. No algoritmo primordial. Pegava-se dois pares falhos e tínhamos
+ 4 chances. n+4.
Depois o Ralph, o melhorou e caímos em n +3.
O que havia reparado é que para tirar pelo menos n baterias defeituosas,
pegando um conjunto de n+ 1 baterias, se faz necessário (n+1)*n/2 testes. O
que dá uma relação número de testes : mínimo de n baterias defeituosas de
(n+1)/2, o que dá uma melhor relação para pelo menos uma bateria, que dá 1.
Para pelo menos duas, 3/2 e só vai piorando.
Portanto, o método usado por Ralph, por sentimento não podia ser o melhor.
Mas como melhorá-lo?
Simples, por demais, embora só atinei agora. É só lembrar que quando
somamos 4 a n, nós estamos desperdiçando dois testes que nós já o fizemos
antes.
Portanto para não esquecer:
Separa-se 4 bateias e n-2 testes com as 2n-4 restantes. Ai se faz os 4
testes, no máximo com essas últimas. Teremos então n+2 igual ao resultado
do item a)

Sds,
PJMS