Boa tarde!

Já questionei uma vez aqui no sítio sobre um fato, para mim curioso.
Estudara no ginásio e também no científico que os inteiros positivos,
representado por um Z estilizado e um sinal de adição eram elementos do
conjunto {0, 1, 2, 3,...} e os inteiros estritamente positivos teriam a
representação por um Z estilizado um sinal de adição e um asterisco e
seriam elementos de {1, 2, 3, 4, 5,...} Então havia interseção entre os
conjuntos dos inteiros positivos e negativos que seria obviamente o {0}. O
mesmo acontecia com os reais positivos.
Ainda relembro Miguel Jorge e Dona Frida chamando a atenção entre positivo
e estritamente positivo.
Futuramente deparei-me com esse novo conceito.
Outra coisa Miguel Jorge costumava começar seus livros com o capítulo 0
para frisar que ele considerava zero natural, hoje não encontro uma posição
pacífica, já vi livros onde o zero não é considerado natural. Todavia,
nunca mais vi quem considere zero um interior positivo.
Gostaria de saber a razão da mudança. Se a corrente que estudei era uma
dissidência que não pegou ou se de fato ocorreu alguma mudança para nos
adequarmos a um entendimento mais global??

Saudações,
PJMS