Em dom., 21 de jun. de 2020 às 20:09, Jeferson Almir
<jefersonram...@gmail.com> escreveu:

> Amigos peço ajuda no seguinte problema( item b principalmente).
>
> Considere a expansão
> ( 1 + x + x^2 + x^3 + x^4 )^496 = a_0 + a_1x + .... + a_1984x^1984
>
> a) Determine o mdc( a_3, a_8, a_13, ... , a_1983 )
>
> b) Prove que 10^340 < a_922 < 10^347
>
> No item a) eu usei raizes da unidade, mas se alguém tem alguma ideia via
> Funções Geratrizes eu agradeceria muito.

Você vai fazer essencialmente a mesma coisa de qualquer forma: obter
uma relação entre os termos da forma a(5k+3). Não acho que dê para
fazer isso sem usar raízes da unidade. Até porque elas são
manipulações formais.

> Já o item b) tentei usar médias ou algo de termo geral de expansão
> multinomial e não consegui nada.

Poxa, aqui eu acho que vou ter que dar a dica mesmo! Ache a soma dos
termos do MDC que cê quer calcular.