Caro Israel,
Sim. Suponha que x e y são algebricamente dependentes sobre um corpo de
base K. Se y é algébrico, K(y)|K é uma extensão algébrica. Como x é raiz de
uma equação polinomial com coeficientes em K(y) (pois  x e y são
algebricamente dependentes), a extensão K(x,y)=K(y)(x)|K(y) é algébrica.
Portanto, como K(x,y)|K(y) e K(y)|K são extensões algébricas, K(x,y)|K
também é algébrica, e, em particular, x também é algébrico. Portanto, se x
é transcendente então y também é transcendente.
Abraços,
                 Gugu