A maioria das pessoas já usam Android Linux hoje em dia, o cavalo de tróia não é tão livre mas serviu para deixar a brecha que em sistemas semelhantes, instala-se programas/aplicativos de graça, facilmente e sem empecilhos legais. As pessoas estão ficando perplexas quando se deparam que o Android [1] é o tão difícil e enigmático "Linux".
Tem iniciativas no Brasil que precisarão ser difundidos pelos meios de comunicação para garantir maior visibilidade e possibilidade de crescimento econômico de tais iniciativas do setor de TI brasileiro. O Kaiana [2] é um sistema operacional que usa o KDE4 na barra de ferramentas e um super-melhorado menu iniciar que parece estar associado ao Trinity-desktop [3]. Tem a versão do TDE-Ubuntu e TDE com outras distribuições GNU/Linux.
Questões: Kaiana assume o código aberto porque não quer impor os padrões livres, mas em nome do Brasil é que abro mão de apoiar apenas software 100% livre. Se o União Livre depois tiver uma distribuição completamente livre, será mais possível se isto acontecer se o Kaiana atingir um bom número de usuários. Se eu soubesse programar faria um Linux Mint Mate-based [4] e chamaria de Brasix :D Se expandimos os sistemas operacionais, e a internet for se tornando mais livre e descentralizada, é capaz até dessas distros não 100% livres migrarem seus flashplugin e outros software para os padrões realmente livres.
[1] http://distrowatch.com/table.php?distribution=androidx86
[2] http://kaiana.com.br/
[3] http://www.trinitydesktop.org/
[4] http://www.linuxmint.com/pictures/screenshots/lisa/mate.png
http://paraisolinux.com/wp-content/uploads/2012/05/linux-mint-13-mate.png
Thiago Zoroastro
http://blogoosfero.cc/profile/thiagozoroastro
_______________________________________________ okfn-br mailing list [email protected] https://lists.okfn.org/mailman/listinfo/okfn-br Unsubscribe: https://lists.okfn.org/mailman/options/okfn-br
