Elis,

Passei por uma situação parecida recentemente, onde tive decidir entre:
   - definir uma tabela com auto-relacionamento ou
   - definir varias tabelas fazendo joins ...
  coisa básica, nada a ver com BI , mas que também que tinham algumas
situações a serem analisadas.

E ... na dúvida, um trabalho que valer a pena fazer, é testar as duas
situações e então analisar / avaliar todos os pontos citados pelo André.

Se "performance" é o foco principal e crítico, o teste ajuda para obter a
resposta e tb fica documentado por que foi feito de um jeito e não de outro.

Espero ter ajudado.

Att
Eriovaldo