Bom, pessoalmente falando em "todos estes nesta indústria vital" ;) eu nunca
vi um projeto de RAC extendido ser aprovado e ir até o fim, principalmente por
causa dos Custos : como o paper oficial da Oracle sobre o assunto (online em
http://www.oracle.com/technetwork/products/clustering/overview/extendedracversion11-435972.pdf)
 nos lembra, o busílis é que Por Definição a arquitetura do RAC *** exige ***
um heartbeat constante via rede, então a infra-estrutura necessária para isso
TEM que ser de ponta mesmo, e aí quando neguinho vê o preço por metro de dark
fiber ou o custo das alternativas WAN very high performance aí INVARIAVELMENTE
a turma fica murchinha, murchinha ..... Aí sim a bola baixava, o pessoal ia
verificar EXATAMENTE a necessidade e o usuário/cliente acabava aceitando
separação de aplicações por local adicionada de alguma solução de
replicação/sincronização...
   Outro ponto que SEMPRE pegou é q questão de HA : o RAC *** absolutamente Não
É *** uma opção de HA, ele proporciona Escalabilidade mas não faz nada para HA
: se o storage OU a infra de rede de interconexão OU o voting local caírem,
kaput pro cluster TODINHO, então NECESSARIAMENTE em cima do custo da infra em
si se adiciona o custo de se ter DUPLICADOS da infra , se o objetivo é HA
verdadeiro...
   Dá uma boa estudada nesse paper que eu linkei acima, e qquer ponto adicional
e/ou dúvida que vc queira esclarecer manda numa outra msg que a gente tenta
palpitar mais....

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Raphael Franco <phadba@...> escreveu

> Pessoal,
>
> Estou procurando um documentação sobre os pré requisitos do RAC Extended
> Cluster 11.
> Tenho um pdf aqui, porém esta meio confuso.
>
> Alguem sabe de algum DOC que especifique isso ??
>
> Aproveitando, alguem ja configurou um ambiente desse ?? Funciona legal ??
>

> .
> Raphael

Responder a