Blz, fico contente que vc conseguiu chegar onde queria - imagino que foi
basicamente aquilo que eu disse, ie, setar as janelas como Dialog e
não-modal/não escondida ao sair, ter cada canvas direcionada pra uma janela
diferente E alterar position x/y pra fazer cada janela ser exibida numa posição
diferente, né ? ok...
  Enquanto vc está mexendo com esses pontos de interface, Recomendo também que
vc pesquise na Documentação e nos demos do Forms algumas outras possibilidades
de interface de usuário do Forms, como por exemplo imagens clicáveis (que vc
controla com triggers WHEN-IMAGE-PRESSED, timers atualizando a informação
automaticamente (útil para dashboards e coisas do tipo), TAB-CANVAS (isso dá
algo mais ou menos parecido quando no ie/firefox vc tem várias páginas web
abertas em abas diferentes) , objetos espalhados em mais de um canvas sendo um
deles um canvas stacked com mesmos atributos visuais do canvas content e com
scrollbar (isso dá um efeito parecido com quando vc congela parte da tela no
Excel).... Muitas vezes esses recursos podem dar um up legal na usabilidade pro
usuário, em alguns casos....

  A idéia do curso seria mesmo passar pro povo técnicas de programação do Forms
tipo essas que cito, nada avançado mas que fogem ao default arroz-com-feijão
dos cursos oficiais, isso (claro) não só na questão de interface como em
funcionalidades mesmo - coisas como o query-by-example,  que dificilmente vejo
ser bem utilizado pelos usuários porque os desenvolvedores não conhecem bem, e
coisas assim.... Vamos ver, cfrme a idéia for evoluindo vou posicionando o
pessoal - esse é um projeto antigo meu, que é principalmente no sentido de
repassar alguns conceitos e funcionalidades muitas vezes básicos mas que acho
importante advindos da minha experiência anterior em Forms, Reports e em PL/SQL
: hoje eu quase não desenvolvo mas aprendi bastante sobre esses tópicos e quero
repassar ....

[]s

  Chiappa
  • [oracle_br] Abri... Tathyanna Pelegrinni tathya...@gmail.com [oracle_br]