Ah, importante : eu não tinha comentado, mas 6000 processos via de regra é um
Exagero : veja vc, o RDBMS Oracle tem coisa de duas dúzias de processos
internos, aí cada sessão cria um processo (digamos que vc tenha umas centenas
de sessões simultâneas, vai dar uns 300 processos para as sessões), bota uma
gordurinha mais e chegamos na soma geral, sei lá, nuns 1500 processos - esse
teu valor de 6000 me parece Suspeito....
 PORQUE esse setting tão alto ? Estão mesmo sendo criados esses vários e vários
milhares de processos ? Se sim, SERÁ que teu kernel está configurado
adequadamente pra Suportar isso - ou seja, não só com kernel.pid_max  alto MAS
TAMBÉM /etc/security/limits.conf e/ou ulimit (principalmente do usuário Oracle
no linux) adequados ? Talvez settings do tipo inadequados é que estejam fazendo
o sub-sistema emulador de AIO falhar ??????

  Veja, não tem como nós daqui de fora enxergarmos o que vc está fazendo, nem
sabemos as suas Razões, mas como vc está trabalhando ** LONGE ** dos defaults e
dos indicadores gerais, acho que uma validação em regra do seu kernel cai
bem....