Caro Maurício,
 
    Este argumento, alcalinização da cavidade oral, não tem sustentação teórica. A saliva normal usualmente apresenta um pH de aproximadamente 6,5. Este pH levemente ácido suprime o crescimento e proliferação de bactérias Gram-negativas e anaeróbicas. A saliva removida da boca e incubada rapidamente se torna alcalina e de odor desagradável. O pH alcalino favorece a presença e proliferação de microrganismos gram-negativos e facilita a ativação de enzimas necessárias à putrefação de aminoácidos cujos produtos finais são malcheirosos, por se tratarem de compostos contendo enxofre reduzido (SH2). A putrefação da saliva durante a noite pode, no ambiente bucal - um incubador natural úmido e aquecido- resultar em odores muito desagradáveis mesmo que o paciente não apresente, normalmente, halitose durante o dia.
 
Saudações,
 
Tarzia,O - Halitose. Editora de Publicações Científicas, Rio de Janeiro, 1991. ( Recomendo a todos que se interessam pelo tema halitose. É um livro bastante abrangente, com 120 referências bibliográficas).
-----Mensagem original-----
De: Kurc <[EMAIL PROTECTED]>
Para: [EMAIL PROTECTED] <[EMAIL PROTECTED]>
Data: Domingo, 27 de Fevereiro de 2000 18:33
Assunto: Re: [otorri.] halitose

Geysa
 
O Floratil é composto de bacilos e lactobacilos. É utilizado para recuperar a flora bacteriana do intestino durante as infecções do trato gastro-intestinal. Seu uso para halitose ou para amigdalite caseosa é teórico, na tentativa de alcalinização da cavidade oral, pela competição bacteriana.
 
Mauricio Kurc

Responder a