Oi Eliana,
 
A sua pergunta é quase que um capítulo sobre otite secretora, o que para mim seria difícil responder em poucas linhas. Voce poderia ler algo no nosso livro "Tratado de Otologia".
De maneira geral, o tubo de ventilação na otite secretora é usado qundo o tratamento clínico não resolver principalmente a perda auditiva na criança, que como voce sabe leva a prejuízos que depois são difíceis de resolver. O fato de ter um pouco de "catarro" no ouvido por algum tempo da vida (porque normalmente isso normaliza com a idade) não quer dizer nada se a perda auditiva não for grande.
Um outro lado é o problema da retração da MT (disfunção tubária) que pode levar a otite média crônica. Esta indicação é mais "veemente" e acho que deve ser mais utilizada. Prova disso é que após a era do tubinho (anos 70 para frente) diminuiu muito a incidência de OMC simples e colesteatomatosa. (lógico que há outros fatores que também colaboraram - Antibióticos, acesso ao médico, tratamentos de alergia, nutrição etc...) mas o tubinho foi sem dúvida um importante fator.
A terceira coisa é a questão das otites de repetição, que eu acho que EM ALGUNS CASOS o TV resolve. Em alguns até piora e somos obrigados a tirá-lo.
Cara Eliana, como voce vê a questão é complexa e infelizmente não posso ficar "divagando"muito por uma questão até de tempo, mas lembre-se que não há matemática nisso tudo e nem principalmente CONSENSO (que infelizmente as Sociedades - inclusive a nossa- querem tentar fazer imitando um modêlo matemático Americano) . Não existe CONSENSO e sim BOMSENSO, mas lembre-se a natureza é sábia e com a idade as otites tendem a melhorar, cabe a nós darmos uma boa audição à criança e prevenir sequelas.
 
abraços
 
Ricardo Bento 
 
 
 
-----Mensagem original-----
De: ELIANA DIENER <[EMAIL PROTECTED]>
Para: otorrino <[EMAIL PROTECTED]>
Data: Terça-feira, 18 de Abril de 2000 12:51
Assunto: [otorri.] Tubinho de Ventilação Trans-timpânica

Bom dia!!
Há muitas controvérsias, quanto à indicação de colocação de Tubinho de ventilação Trans-timpânica. Eu gostaria de saber do prof. Ricardo, em que casos você indicaria, qual a sua experiência a longo prazo, e se indicaria em casos de otites de repetição com imitanciometria  com curva tipo A?? E se alguém mais puder colaborar, agradeço!!!

Responder a