olá pessoal, percebi tambem que quando o slave está com a web-configurator
indisponivel existe um arquivo em /tmp chamado xmlrpc.lock, quando
reiniciamos o php-fpm o arquivo é deletado e o acesso normaliza, ou seja, a
causa da indisponibilidade é porque ao realizar a sincronização do
config.xml entre os servidores este arquivo não está sendo deletado.
mas ainda não descobri como corrigir.