De forma alguma, programação no servidor, para controlar integridade,
máquinas de estado, é muito mais eficiente e seguro que a programação no
cliente...

Mas aí vai da política de desenvolvimento de cada empresa.

>       Então que instale um BSD (por exemplo) nela…

Tudo bem, eu instalaria um DSB se o meu programa funcionasse em BSD... Mas o
meu programa (feito no C++ Builder) só funciona no Windows... Além do mais o
cliente pode não querer usar BSD ou Linux.