> Se você tiver uma base mal modelada e não tiver recursos como visões
> materializadas… e se tiver recursos para modelar, extrair e manter uma
> base à parte.  Muitas vezes é tiro de canhão em mosca.

Verdade também, como eu disse, cada caso é um caso.

> Mas isso é justamente um remendo.  Cada organização devia ter uma base
> consolidada.  Não tendo, remenda-se, mas o ideal é consolidar.

Infelizmente na prática isto pouco ocorre, mesmo tendo um bom ERP as
organizações usam outros softwares que acessam outras bases, às vezes as piores
possíveis.

Conheço o TI de uma empresa enorme que tem o SAP e mais outros softwares
emissores de documento devido à burocracia no brasil.

> Não se você tiver uma unidade de armazenamento que te permita separar
> E/S… em último caso, vale replicar e gerar as visões materializadas na
> réplica, por exemplo.

Se eu replicar terei praticamente metade do processo de ETL. Ainda assim o item
acima complica bastante.

> Ou o Bizgres, se a necessidade chegar a tanto.

Conversei com o Josh Berkus no FISL, infelizmente o projeto Bizgres está
praticamente parado, uma pena.

O Pentaho está evoluindo rapidamente e possui mais recursos que o Bizgres no
momento.

[]'s Pedrosinho