Em 05/07/07, Diogo Biazus<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> Pessoal,
>
> Muitas vezes me deparo com os seguintes problemas: Será que uma
> determinada configuração de hardware trará benefícios para a performance
> do banco?
> Será que a performance que tenho com a minha configuração atual é
> satisfatória?
>
> Para responder essas perguntas me baseio na experiência pessoal, artigos
> na web (os do Josh principalmente), e eventualmente pesquiso na
> pgsql-performance.
>
> Mas me pergunto o seguinte, se eu tivesse uma lista, contendo diversas
> [...]

Hum... não sei não. Cada aplicação se comporta de forma muito
particular, exigindo recursos específicos do SGDB. O balanço entre
volume de escrita/leitura, complexidade das consultas, volume de
concorrência, tamanho das tabelas, número de colunas, tamanho dos
campos... muita coisa que muda e exige ajustes específicos.

Mas algo possível seria fazer testes específicos para o TPC. Aí sim
seria algo mensurável e comparável, mas ainda assim, inútil do ponto
de vista de tunning para um ambiente de produção.

O que vocês acham?

[]s
Fábio Telles
--