Em Qui 05 Jul 2007, Diogo Biazus escreveu:

> O maior problema seriam as diferenças no tratamento de linhas
> duplicadas, nulos, e outras diferenças fundamentais.
> Pois essas partes implicam mudanças no executor, índices e um monte de
> coisas dentro do banco.
> A parte de sintaxe me parece mais tranquila, se você estiver disposto a
> ter um híbrido relacional/sql como produto final não seria tão complicado.

Poderia ser um híbrido, e (*eu*) só usar o relacional, mas, como já disse não
tenho estrutura para algo assim.

> Alterar o PostgreSQL para ter uma linguagem relacional me parece muito
> esforço para pouco resultado (desculpem-me os idealistas).
> Acho a idéia do Leandro de ter um sistema de modelagem sobre o SGBD mais
> interessante.
> Ter um conjunto de ferramentas bem modulares para modelar, gerar
> diagramas, alterar o modelo físico e fazer o versionamento do banco,
> seria ótimo.

Talvez seja o caminho mais viável, alguma idéia?

> Mas quem sabe usamos UML?
> (brincadeirinha)

Arrumei um livro (UML Essencial), ainda estou no começo mas a impressão que
estou tendo, e creio que já foi dito aqui (na postgresql-br), é que UML é boa
para a análise e documentação *do sistema*, mas muitos querem leva-la para os
bancos de dados.

--
Johnny Taylor Faria Chaves - LUN 157066
Não combato ou defendo pessoas ou grupos,